Depois Da Vida: Verdade Ou Farsa?

Depois Da Vida: Verdade Ou Farsa?

Depois Da Vida: Verdade Ou Farsa?

Cá estamos nós mais novamente a abordar uma das temáticas mais polémicas de todos os tempos. Recentemente a TVI surgiu com um novo programa televisivo no qual apresenta a médium Anne Germain que alegadamente consegue comunicar com os mortos. Mas será que isto é mesmo verdade ou estaremos nós perante mais uma farsa? A resposta está nos parágrafos que se seguem e prepare-se pois ela pode surpreendê-lo…

Não é novidade que nós aqui por terras dementes não gostamos dos médiuns, o Sérgio já nos fez o favor de explicar detalhadamente o que acontece neste mundo do oculto e tal como em muitas coisas na vida, nem tudo é o que parece. Primeiro deixe-me esclarecê-lo que nós sabemos do que falamos, tanto o Sérgio como eu próprio estivemos durante anos ligados à indústria do entretenimento, como tal conhecemos todos os truques e é muito difícil sermos enganados…

Nesta última semana têm sido muito aqueles a questionarem-me sobre a veracidade do tal programa da TVI chamado “Depois Da Vida” no qual uma médium comunica com os mortos. Decidi então hoje ver o tal programa para tirar as minhas conclusões, mas confesso que não precisei de muito tempo, pois assim que ele começou percebi que estava perante mais uma especialista em Cold Readings ou em português “Leitura Fria“…

Agora algumas pessoas perguntam: Mas isso é algum poder sobrenatural? A resposta é NÃO caros leitores, na realidade a médium que todos vimos na televisão não comunica com os mortos, ela limita-se a fingir que comunica. Não me diga que ficou chocado com esta conclusão? Ainda acredita que Anne Germain consegue comunicar com os mortos? Então continue a ler o artigo que provavelmente vai mudar de ideias…

A “Cold Reading” não é novidade nenhuma, trata-se de uma técnica utilizada por médiuns um pouco por todo o mundo há muito tempo. Mistura técnicas de manipulação; sugestão; lógica; observação; discurso e por vezes até hipnotismo, que quando bem utilizadas são quase infalíveis. De facto um mestre em “Cold Readings” consegue com uma enorme eficácia descobrir segredos da nossa vida sem que aparentemente nós tenhamos revelado nada. Esta é de resto a beleza da técnica e é também por isso que os mediúns recorrem a ela…eles não são burros…

Desenganem-se aqueles que julgam que o ser humano pode comunicar com os mortos, nós efectivamente vivemos numa sociedade idiota, de mitos estúpidos e sem qualquer lógica, mas a verdade é que alimentamos esses mesmos mitos porque sentimos a necessidade de acreditar em algo. É esta predisposição que nós temos para acreditar no impossível, que faz como que sejamos constantemente enganados. No que diz respeito aos médiuns, estamos perante aquilo que eu gosto de chamar de “esquema perfeito“, porque mesmo depois das pessoas serem enganadas e de alguém lhes explicar como elas foram enganadas, elas continuam a acreditar!!!! O que não deixa de ser no mínimo hilariante…

Vamos a factos, porque como se costuma dizer “contra factos não há argumentos“. Tenho para si um vídeo que já foi apresentado aqui no Dementia há algum tempo atrás, o seu protagonista chama-se Derren Brown, um talentoso mentalista que não tem poderes absolutamente nenhuns e já provou por diversas vezes que os médiuns são de facto uma farsa! O que está prestes a ver foi precisamente o mesmo que aconteceu na TVI, a única diferença é que aqui você sabe que o médium é mesmo um vigarista, mas as pessoas do público não fazem ideia do que se passa e nem suspeitam que vão ser enganadas…

A actuação de Darren é tão convincente que as pessoas com quem falou ficaram a acreditar que ele consegue comunicar com os mortos, você poderá ver como ele acerta em detalhes sobre as suas vidas de forma inacreditável e tudo graças a uma leitura fria…

Já viu o vídeo? Agora ainda acredita que Anne Germain fala com os mortos? Não se deixe enganar, ela é de facto uma perita em “leituras frias” e notei que possui uma capacidade notável de observação, mas nada mais do que isso. Tudo o resto, a forma como a conversa é guiada, os truques simples do mentalismo estão lá todos presentes, aliás não existem semelhanças óbvias entre a sua leitura e a de Derren Brown? A sério são tão óbvias que só alguém extremamente obtuso não repara nelas…

Caro leitor, o “Depois Da Vida” é um programa muito bonito, mas infelizmente estamos perante mais uma farsa. É tão fácil reconhecer uma “cold reading” clássica que de certa forma até fico surpreendido com as pessoas que acreditam nisto….

Atenção: Eu sei que existem muitas pessoas que depois de lerem este artigo, vão continuar a acreditar na farsa que é o programa da TVI. Infelizmente a maior parte delas nunca sequer ouviu falar de uma “cold reading” e não tem noção do que é o mentalismo. Não tenho dúvidas que no programa da TVI temos mais uma médium que se limita a recorrer a “leituras frias” e não possui poderes sobrenaturais, mas não fico muito incomodado com isso, porque verdade seja dita, existem pessoas muito piores nesta sociedade e quanto mais não seja ela dá algum conforto aos clientes. Mas que é preciso estômago para se viver disto, lá isso é…

Dementia é: acreditar em médiuns…

A processar o seu pedido, Por favor aguarde...

Atenção: Este é um espaço público e moderado. Não forneça os seus dados pessoais (como telefone ou morada) nem utilize linguagem imprópria.

 

  • Alguém que acredita

    Estive a ler a maior parte dos comentários, e este é um assunto que suscita muita controvérsia. Relativamente ao programa, sendo uma das pessoas que já assistiu ás gravações posso dizer que o programa é verdadeiro, e que o que é emitido não dá para perceber o que de facto se passa em estúdio. Para quem não sabe, passo a explicar como funciona o mesmo.

    1º – As pessoas que vão assistir ás gravações passam todas por um casting (não há figurantes). Neste casting, é dado a conhecer o funcionamento do programa e para as pessoas pensarem bem se querem mesmo ir, pois há quem possa ter segredos que não queira ver revelados. Após a explicação sobre o programa, é preenchido um questionário, sendo o mesmo na sua maioria perguntas sobre o estado de saúde da pessoa.
    2º- No casting não é permitido falar sobre informações pessoais que possam sem usadas em gravação. Quem tiver a infelicidade de dizer por exemplo “Gostaria de ir ao programa para falar com o meu filho que faleceu” é imediatamente informado que se encontra excluído das gravações.
    3º- Em estúdio, as médiums não falam antecipadamente com as pessoas que estão a assistir.
    4º- O que se vê em casa, não dá para ter uma ideia real do que acontece em estúdio. As gravações levam entre 1h30 a 2h, sendo posteriormente feitos os cortes para os cerca de 45 minutos que dura a emissão do programa.
    5º- Em estúdio a Janet Parker entre mensagens a 4 ou 5 pessoas que estão na plateia. Na emissão são mostradas 2 ou 3 mensagens.
    6- Relativamente aos famosos, não se pode afirmar com toda a certeza que a produção não dê dados ás mediums, mas depois de assistir ás gravações, ver as reacções dos famosos, da Iva e das médiums a sensação que fica é que é totalmente verdade o que se passa em estudio.

    Haverá sempre cépticos e não cépticos, cada um tem direito à sua opinião sem ser insultado. Errado é pensar-se ser dono de toda a verdade, que o programa é falso e que quem diz o contrário é burro.

    No final do artigo é de lamentar a frase “Dementia é: acreditar em médiums”.
    Dementia não é acreditar em médiums. dementia é querer que o que acreditamos tem que ser a verdade e que tudo o resto é loucura. Há 500 anos atrás, se dizessem que o homem iria pisar a lua, seria considerado louco… Afinal de contas, quem seria o demente?!?

  • qwertyuiop

    Ninguem tem a verdade absoluta sobre isto. No entanto, não entendo aqueles que acreditam. De facto, não há provas físicas da existência ou não de espíritos mas as pessoas inteligentes percebem que FOI O SER HUMANO QUE CRIOU A RELIGIÃO, A ESPIRITUALIDADE, E OS DITOS FANTASMAS. Basicamente não há provas FÍSICAS de algo que foi o homem que o criou na sua cabeça e que não faz parte do universo. Quem prestar atenção vê claramente que ela diz coisas vagas e sendo a reacção da pessoa negativa vai por outro caminho. Para quem acredita então expliquem: Ela nasceu com este dom? Porque não eu,tu,ou ele?
    Não há certezas na vida mas apostava a minha sem pensar em como ela é uma simples génia da manipulação e análise psicológica e corporal. Adorava ir um perito qualquer ao programa e levá-la a uma pessoa que nem sequer existe através das suas reacções.

Disclaimer: O Dementia está licenciado sob uma licença Creative Commons. Os textos dos nossos redactores são todos originais e caso sejam publicados noutros websites, devem ser sempre colocados os respectivos créditos. O Dementia não reclama os direitos das imagens utilizadas nos artigos, nós acreditamos que a nossa utilização se baseia no "fair use" das mesmas. Sempre que possivel nós colocamos as fontes, contudo num projecto desta magnitude com artigos a serem publicados diariamente, por vezes essa é uma informação de que não dispomos. Caso alguns dos nossos artigos estejam em violação de quaisquer direitos autorais, por favor envie-nos um email para que a situação seja imediatamente rectificada.
Alguns Direitos Reservados